Blog

BLOG

20/06/2022

Como funciona o Saque Aniversário do FGTS?

Departamento Pessoal
Como funciona o Saque Aniversário do FGTS?

O saque aniversário não é obrigatório – o trabalhador pode escolher fazê-lo se desejar.


No saque aniversário o empregado poderá sacar apenas um percentual, que varia conforme o valor disponível: contas com até R$ 500,00 terão 50% do saldo liberado para saque; quanto maior o valor na conta, menor o percentual que o trabalhador poderá sacar ao ano.
O saque aniversário não é obrigatório – o trabalhador pode escolher fazê-lo se desejar. Mas existem alguns pontos (muito) importantes a serem levados em conta.

1. Seu FGTS ficará limitado
Quem optar por fazer os saques anuais não poderá retirar o saldo total da conta em caso de demissão sem justa causa. Ou seja: se você for demitido, não terá acesso a todo o dinheiro da sua conta, como normalmente acontece.
Neste caso, o trabalhador passa a ter direito somente à multa de 40%. O saldo do FGTS em si continuaria sendo sacado em parcelas anuais.

2. Pretende desistir do saque aniversário?
Depois de aderir ao saque aniversário, só será possível voltar à modalidade anterior (saque total no caso de demissão) depois de dois anos.

3. Existe um período de saque?
Quem escolher aderir ao saque aniversário terá três meses para sacar seus recursos – o mês de seu aniversário e os dois meses seguintes. 

4. É preciso solicitar o benefício?
Como o saque aniversário não é obrigatório, quem quiser aderir precisa solicitar. A data limite para fazer o pedido é o último dia útil do mês de aniversário de cada um. 

5. Qual valor do saque aniversário?
Existem algumas faixas de saldo para as contas do FGTS. A porcentagem do saque aniversário é fixada para cada uma delas. A tabela a seguir mostra o quanto cada trabalhador poderá sacar de cada conta que possui, a depender do saldo que ela tem:
 

A tabela a seguir mostra o quanto cada trabalhador poderá sacar de cada conta que possui, a depender do saldo que ela tem:

Tabela FGTS

Fonte: Blog Nubank