08/11/2021
Balanço patrimonial: entenda o que é e qual sua importância.
Departamento Contábil
O balanço patrimonial é uma das principais obrigações contábeis e fiscais. Saiba mais sobre ele aqui.
Com o balanço, é possível verificar a situação econômica e contábil por meio de uma lista que inclui de forma detalhada todos os ativos (bens, direitos, e demais geradores de valores econômicos), passivos (obrigações), e o patrimônio líquido (os próprios recursos da entidade) de uma empresa.
Entenda o que cada item representa.
Ativos
• Bens: Representam todos os itens que possuem valor financeiro e podem ser revertidos em dinheiro.
• Direitos: Os direitos são possuídos pela empresa, mas não estão sob o seu domínio. Como exemplo disso podemos citar: depósitos bancários e quantias financeiras ainda pendentes para recebimento.
Além disso, os ativos são divididos em: circulantes (todos aqueles que serão convertidos em valores em até um ano) e não circulantes (todos aqueles que levarão mais de um ano para serem convertidos).
Passivos
• Obrigações: Como o próprio nome já diz, são as obrigações da empresa com terceiros. Ou seja: as dívidas, os pagamentos de salários e os tributos, os quais são sim incluídos no balanço.
Também são divididos em circulantes (todas as obrigações com tempo de vencimento inferior a um ano) e não circulantes (todas as obrigações com tempo de vencimento superior a um ano)
Patrimônio líquido
São recursos próprios da entidade. O patrimônio líquido é obtido através da diferença positiva entre os valores do ativo e do passivo.
Além disso, é dividido em:
• Capital social: Investimentos feitos por sócios ou de lucros os quais foram reinvestidos.
• Lucros e prejuízos: Os lucros e os prejuízos representam o resultado financeiro da empresa.
O detalhamento desses itens viabiliza algumas análises importantes e extremamente necessárias para o desenvolvimento financeiro de uma empresa.