03/04/2023
5 mitos sobre empreendedorismo nos quais você não deve acreditar
Departamento Pessoal
Quem sonha em ter o seu próprio negócio pode pensar que existem fórmulas para ter sucesso. Mas a realidade não é bem assim
O mundo do empreendedorismo é cercado de mitos, com supostas fórmulas para ter sucesso rápido e a ideia de que o empresário poderá definir sua rotina como preferir.
Mas a realidade não é bem assim.
Veja aqui cinco mitos que são comuns para quem pensa em abrir um negócio.
1. "Não vou mais precisar estudar"
Segundo Sabrina Ikeda, analista de negócios do Sebrae-SP, este é um dos maiores enganos que ela observa entre pessoas que querem abrir uma empresa. "Para ter um negócio, o empresário vai precisar estudar temas que auxiliam na gestão, como finanças e marketing, além de estudar sobre a sua área. Ser empresário é ter de estudar constantemente sobre o mercado para se manter atualizado", afirma.
2. "Vou poder escolher meu horário de trabalho"
Ikeda lembra que, independentemente de qual seja o tipo de empresa criada, ela oferecerá um serviço ou produto para alguém — e existe um horário a ser seguido. "O empreendedor precisa se ajustar a um horário para fazer a entrega ao cliente. A flexibilidade de horário pode existir, mas não é possível trabalhar sempre no horário que o empresário quiser para atender as demandas. É comum que o horário de trabalho seja próximo do horário comercial", diz Ikeda.
3. "Existe uma área em que o sucesso é garantido"
"Muitas pessoas me perguntam qual é a área certa para empreender, acreditando que é só fazer aquilo que elas terão dinheiro. Mas não é bem assim", diz Ikeda. Segundo a analista, o sucesso da empresa dependerá principalmente do planejamento e comportamento do empresário, e do quanto ele conhece a área.
4. "Talento é o suficiente para gerir uma empresa"
Fernando Marchesini, professor da FGV e presidente do Business, Marketing & Networking Institute (BMNI), diz que muitas pessoas acreditam que ter um certo talento é o suficiente para ter um negócio. "Por exemplo, um individuo que sabe cozinhar muito bem pensa que pode abrir um restaurante e ganhará muito dinheiro. Isso é uma grande mentira", afirma. Se a pessoa não tiver conhecimento de processos internos, gestão e finanças, segundo ele, a empresa não vai longe.
5. "O retorno financeiro é rápido"
Segundo o professor, é fundamental que o empreendedor, ao fazer o investimento inicial, entenda que o retorno financeiro nem sempre ocorre rapidamente — e que ele precisa se planejar. "O tempo de mercado [para recuperar o dinheiro investido] é de dois anos. Existem casos que ocorrem antes, mas é a exceção, e não a regra."
Conteúdo adaptado de revista PEGN.