27/10/2022
Perfil Contabilidade e Assessoria Empresarial comemora 35 anos de história em Brusque
Institucional
Empreendimento prosperou acompanhando a evolução tecnológica e valorizando a experiência
Neste mês de outubro, a Perfil Contabilidade e Assessoria Empresarial completa 35 anos de história em Brusque. A empresa, fundada em 1987, se destaca no município pela união da experiência de mercado com a inovação.
Com a gerência dos sócios proprietários Pedro Hoffmann e Christian Albani Dadam, o empreendimento foca em proporcionar segurança, tranquilidade e confiança aos empresários. São atendimentos especializados em abertura e encerramento de empresas; contabilidade; declaração de imposto de renda; área fiscal; área pessoal; área societária (planejamento geral e planejamento tributário); assessoria empresarial (fiscal, contábil e interna); regularização de obras; e planejamento de sucessão.
Para isso, a equipe reúne profissionais que contam com anos de experiência com os que acabaram de entrar no ramo. São estudantes e recém-formados que trazem inovação e renovação para a Perfil.
“O cliente que vem para cá acaba tendo a junção disso tudo, a segurança da experiência e a segurança do que está saindo agora, do que é de mais moderno. São advogados, contadores e administradores formados à disposição. Tudo o que uma empresa precisa ela encontra aqui dentro, da área de finanças a área fiscal, tem aqui”, destaca Pedro.
Desde que foi fundada, a Perfil testemunhou diversas mudanças tecnológicas, desde as físicas, como a popularização do celular, por exemplo, até as mudanças sociais que isso implicou.
“Estamos falando de uma revolução, não só tecnológica, mas também quanto à contabilidade. Essa evolução foi ferramental e também foi na parte de pessoas. Por isso fazemos a assessoria, atendemos empresas em toda Santa Catarina, inclusive fora do estado”, explica.
O conhecimento também é constantemente estimulado dentro da Perfil. São feitos treinamentos internos dos funcionários com cursos via on-line todo mês. Trata-se de atualizações sobre o sistema integrado, softwares e diversas áreas, como Recursos Humanos ou de novos temas que estão em evidência.
Décadas de história
Quando foi inaugurada, a Perfil era chamada de HSL. Pedro conta que o nome era referente aos sobrenomes dos sócios na época: ele, Alvaro Laurentino e Fábio Schaadt.
Christian começou a trabalhar na Perfil em 1989, como funcionário. Ele se tornou sócio da empresa em 1994, junto de Pedro. E não foi só isso que mudou na Perfil.
Pedro relembra que, no final dos anos 1980 surgiram os primeiros computadores de mesa.
“De lá para cá a contabilidade mudou muito. Hoje, tu atendes o cliente de forma on-line, onde ele está. Antigamente era trazida a documentação e tu tinhas que analisar no escritório. Havíamos prazos, como de 45 dias, para fazer tudo. Hoje temos três dias. Tudo ficou mais acelerado”, comenta.
Além disso, no início, a contabilidade era voltada para construtoras. Hoje, a empresa atende diversos setores, com clientes da indústria da transformação, metalmecânica, serviços e comércio. Desde o micro empreendedor até grandes empreendimentos. “Temos clientes de 70 anos de idade e outros de 20. São diversas linguagens a serem trabalhadas”, complementa Christian.
Os dois sócios explicam que, antes, uma contabilidade era procurada para fazer guias de pagamento de impostos. Atualmente, o empresário procura o serviço para oficiar a empresa, estudar a situação financeira dela, além de solicitar balanços, balancetes e explicações detalhadas, com planejamentos tributários ou de evolução do empreendimento.
Assessoria Empresarial
Outro destaque da Perfil é a assessoria empresarial. “Os empresários também mudaram muito. Nós temos clientes que iniciamos a atender a terceira geração. Começou o pai, que passou a empresa para o filho e estamos no neto. Temos que evoluir e, junto disso, o empresário começou a ter outra visão da contabilidade”, diz Pedro.
Neste contexto, os proprietários de empresas que iniciam o negócio na Perfil, e que procuram a contabilidade para abrir o empreendimento, recebem orientações e treinamentos.
“O empresário recebe um curso de RH, aprende como contratar, como lidar com o funcionário, quais são os direitos de cada um, e ele tem um parâmetro. Na área fiscal, falamos dos tributos, quais serão pagos, de onde surgiram eles, como ele fará a formação do preço de venda dele, entre outras questões. Aí entra o pessoal da contabilidade”, explica Pedro.
Esse treinamento pode ser refeito pelo empresário quando necessário, além de que é possível tirar dúvidas mesmo após o fim do curso. “Caso ele queira algo mais específico para a empresa dele, aí eu vou lá dentro”, finaliza.
Matéria publicada originalmente pelo Jornal O Município - Link