Blog

BLOG

01/07/2022

Como funciona o término do contrato de experiência.

Departamento Contábil
Como funciona o término do contrato de experiência.

O término de contrato de experiência representa o fim de um período específico e determinado durante o qual um trabalhador prestou seus serviços a uma empresa. Saiba mais.


O término de contrato de experiência representa o fim de um período específico e determinado durante o qual um trabalhador prestou seus serviços a uma empresa.

A ideia desse período é que ambos possam conhecer melhor um ao outro para que, em um futuro próximo, decidam se querem firmar uma relação de trabalho fixa e por tempo indeterminado.

Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), esse período pode durar até 90 dias. Ele pode ser firmado em contrato único ou ser dividido em duas partes, que duram algumas semanas, e depois ser prorrogado.

A prorrogação desse tipo de acordo só pode acontecer uma vez. Ao fim do prazo total estipulado, empresa e trabalhador decidem se firmam outros laços ou se cancelam qualquer vínculo.

Esse fim de vínculo é diferente da quebra de contrato de experiência. Quando o acordo é quebrado, ele se encerra antes do prazo determinado para o fim, seja por decisão da empresa ou do colaborador.

Como funciona o término de contrato de experiência?

No fim do período estipulado como tempo de experiência de um colaborador, dois caminhos poderão ser seguidos pela empresa ou pelo funcionário:
•    Optar pelo desligamento do empregado; ou
•    Ou permanecer no quadro de empregado da empresa.

É importante ressaltar que, mesmo quando feitos somente por um período, esses documentos devem estar de acordo com a CLT e devem permanecer adequados a ela depois de fixados também.

Fonte: Coalize