22/06/2021
Carteira de Trabalho Digital: veja os recursos, riscos e como se proteger
Departamento Pessoal
A carteira digital veio para modernizar o acesso à informação do trabalhador, mas você entende quais são os seus recursos?
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para o cidadão obter a anotação do vínculo de emprego, seja com uma empresa ou com uma pessoa física (por exemplo, no caso da empregada doméstica).
Desde 2017 existe o aplicativo da chamada “CTPS digital”. Em setembro de 2019, ela passou a substituir o modelo impresso tradicional para modernizar o acesso à informação do trabalhador, em razão da utilização pelas empresas, e até mesmo empregadores domésticos, da plataforma eSocial.
Importante: mesmo após realizado o cadastro na CTPS digital, a carteira de papel deve ser guardada.
Todas as anotações (férias, salário etc) passaram a ser feitas apenas eletronicamente e o empregado poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela Internet.
Vantagens para o empregado:
• Fácil acesso aos dados de seu contrato de trabalho atual e até mesmo anteriores
• Possibilidade de fazer pedido de seguro-desemprego digitalmente
Mas é seguro?
As possibilidades de fraude e utilização de informações falsas são dificultadas pela grande integração das bases de dados do Ministério da Economia (eSocial, Caged e PIS).
Mesmo assim, é importante qualificar os profissionais encarregados da utilização dos dados dos seus empregados, quanto ao sigilo das informações.
Já o empregado deve tomar a máxima cautela na utilização de sistemas e aplicativos nos quais inserirá seus dados, utilizando senhas seguras.
Além disso, recomenda-se não compartilhar os referidos dados com terceiros e tomar cuidado com sites e e-mails que apresentem links não confiáveis.
Fonte: adaptado de exame.com