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27/05/2022

Assinatura Digital do Gov.br

Departamento Contábil
Assinatura Digital do Gov.br

Precisa assinar um documento digitalmente? Com a sua conta Gov.br, isso é possível. Veja mais detalhes.


A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

Quem pode usar o serviço:

Para utilizar o serviço da assinatura digital do gov.br, você precisa ter uma conta validada por:

  • Reconhecimento facial realizada pelo aplicativo gov.br. (Baixar aqui)
  • Bancos credenciados;
  • Certificado digital;

Verifique aqui se sua conta no gov.br está validada para utilizar a assinatura digital.

Como fazer assinatura eletrônica
É comum que, com trabalhos remotos, muitas pessoas não consigam assinar o mesmo documento presencialmente. Dessa forma, a assinatura eletrônica e a assinatura digital surgem como alternativas.

No caso da assinatura eletrônica, é possível escanear o seu próprio manuscrito ou inserir outras formas de autenticação. Para isso, é possível utilizar aplicativos e ferramentas para coletar os seus dados e inseri-los nos documentos.

A assinatura digital tem uma pequena diferença, pois é autenticada por certificado digital. Nesse cenário, não é necessário escrever a sua assinatura, por exemplo. Esse método é mais utilizado para as situações em que é necessário autenticar e validar um arquivo entre diversas partes.

Veja mais detalhes aqui.

Como assinar documento digitalmente com sua conta Gov.br
Acesse http://assinador.iti.br/ em seu navegador e faça login com sua conta Gov.br. Em seguida, clique em “Autorizar” para prosseguir;

Veja o passo a passo nesse link.