14/07/2021
6 ensinamentos do Google para chefes mais eficazes
Departamento Pessoal
Através do Project Oxygen, a empresa identificou os principais hábitos de gerentes altamente eficazes
6 ensinamentos do Google para chefes mais eficazes
A transição de colaborador individual para gerente não é fácil. Em muitos casos, as habilidades que levaram você à promoção não serão as mesmas que o tornam eficaz como gerente. Felizmente, temos organizações como o Google que passaram anos pesquisando essa transição para nos ajudar a desmistificar os segredos do sucesso de novos gerentes.
Através do Project Oxygen, um estudo interno que analisou mais de 10.000 impressões de gerentes, incluindo avaliações de desempenho, pesquisas e indicações para prêmios e reconhecimento de gerentes principais, o Google identificou os principais hábitos de gerentes altamente eficazes.
1) Mentalidade e valores
O Google incentiva seus gerentes a desenvolver uma mentalidade de crescimento, ao contrário de uma mentalidade fixa - a crença de que as habilidades e aptidões são predeterminadas.
Essa ideia simples desenvolve líderes que estão mais ansiosos para aprender, se desafiar e experimentar e, eventualmente, melhorar seu desempenho, que são traços de uma importante qualidade: otimismo.
2) Inteligência emocional
A capacidade de reconhecer e compreender emoções em você mesmo e nos outros, e alavancar essa consciência para gerenciar seu comportamento e relacionamentos.
Os gerentes autoconscientes tomam melhores decisões, comunicam-se com mais eficácia e são mais identificáveis.
3) Trocas entre gerentes
À medida que os instrutores incentivam os novos supervisores a compartilhar seus desafios e frustrações de transição com seus colegas, eles ensinam simultaneamente que não há problema em ser vulnerável e sincero. À medida que os gerentes se abrem e contam suas histórias, outros intervêm com conselhos e orientações, fornecendo novas estratégias viáveis.
4) Coaching
A qualidade número um dos gerentes eficazes é ser um bom "coach" (treinador). Ou seja: dar feedback oportuno e específico, de forma motivacional, abordagem adaptada a indivíduos, empatia, estar ciente de sua própria mentalidade e da do funcionário, e fazer perguntas abertas para descobrir a perspicácia de seu funcionário.
5) Feedback
As palavras dos gerentes têm o poder de construir ou destruir. O Google ensina seus supervisores a serem consistentes (livres de preconceitos) ao fornecer feedback para suas equipes, para equilibrar feedback positivo (motivacional) e negativo (de desenvolvimento), para ser autêntico e grato e para apresentar oportunidades de crescimento de forma clara e sensível.
6) Tomada de decisão
Uma rotina para ajudar os gerentes a tomarem melhores decisões. O que você está resolvendo? Todos estão alinhados? Por que isso é importante?
Quem é o tomador de decisão? Como a decisão será tomada? Quando as pessoas podem esperar uma decisão?
É importante testar suas ideias em voz alta e coletar feedback defendendo explicitamente sua opinião.
Fonte: adaptado de exame.com